Menu Lateral
 
Conceição da Barra de Minas, 20 de Julho de 2017 :: 55 visitantes online.

Conceição da Barra de Minas sedia evento no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Publicado em 16/05/2017 10:00:18


 

Conceição da Barra de Minas sedia evento no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

 

      Na próxima quinta-feira, 18, acontece em Conceição da Barra de Minas a comemoração pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento reúne profissionais, autoridades e usuários do programa de saúde mental, Bem Viver, programa este que existe desde 2002 e abrange 15 municípios da região das vertentes. São esperados aproximadamente 250 pessoas, com início a partir das 09:00h no Estádio Municipal Olímpio Francisco de Ávila, onde todos seguem em cortejo com o terno de Congada Nª. Sª do Rosário até a praça central para as demais atividades.

     De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Mário Lúcio Oliveira, esse é um evento importante para cidade, pois os profissionais do município acompanharam de perto as mudanças no campo da saúde mental na região das vertentes. “ A cidade está se preparando da melhor forma possível para receber os visitantes, houve uma mobilização da população e das secretarias municipais em prol do evento”, relatou.

     Este ano o Bem Viver celebra 15 anos de existência. O programa visa a melhoria da qualidade de vida da pessoa com transtorno mental, evitando assim, o agravamento da doença. Segundo uma das fundadoras, a psicóloga Tania Maria de Azevedo, essa mudança nos tratamentos, tirou de cena o hospital psiquiátrico e deu condições para que pessoas com transtornos mentais resgatem e exerçam sua cidadania. “O trabalho é mais que gratificante, é o que impulsiona um trabalhador de saúde mental como eu, e o que me mantém sempre atuante na luta antimanicomial”, enfatizou.

    O Bem Viver foi implantado em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes - CISVER e os municípios de Barroso, Coronel Xavier Chaves, Conceição da Barra de Minas, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São Tiago, Prados, Nazareno, Tiradentes, Ritápolis e Ibituruna.

     O psicólogo, Fillipe Mello, trabalha na equipe do Bem Viver na cidade de São Tiago desde de setembro de 2016, o psicólogo faz parte da comissão de saúde mental no Conselho Regional de Psicologia e conta que desde a graduação seu foco foi na área de saúde mental. Fillipe enfatiza o diferencial do programa Bem Viver, para ele o programa permite estar próximo as pessoas.  Quanto ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o psicólogo explica a importância de celebrar essa data. “Esse dia nos convida novamente a refletir que precisamos cuidar da nossa população. Todos os momentos que comemoramos a saúde, estamos comemorando a liberdade o cuidado e o acolhimento”, finalizou.

     A data do dia 18 de maio é comemorada no país como uma conquista por profissionais da saúde contrários ao tratamento desumano a usuários do sistema de saúde mental. O movimento antimanicomial ganhou força em Bauru-SP, em 1987, com o primeiro manifesto público reivindicando a extinção dos manicômios, durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental.  

 

Confira a programação do eveto:

 

 

 

Psicólogos do programa, Bem Viver.

 

 

 

 

http://cbm.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Conceição da Barra de Minas
Endereço: Padre Antonio de Padua Chaves, nº 70 Cep: 36.336-000 - Cidade: Conceição da Barra de Minas / MG
Tel.: (32) 3375-1133 - Email: faleconosco@cbm.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: segunda a quinta das 09:00hrs as 17:00hrs e as sextas das 09:00hrs as 16:00hrs
Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: