Conceição da Barra de Minas, 19 de Novembro de 2017 :: 68 visitantes online.

Conceição da Barra de Minas supera meta de vacinação contra a gripe

Publicado em 14/06/2017 15:26:26

Conceição da Barra de Minas supera meta de vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de vacinação contra gripe em Conceição da Barra de Minas trouxe dados positivos para o município.  Após fechar a campanha na última semana, os números mostram que o município através da Secretaria Municipal de Saúde conseguiu imunizar 95,40% dos grupos prioritários e assim superou a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde em 2017.

Os grupos que mais procuraram a vacina foram os idosos com 102,97 % da estimativa, seguido do grupo de puérperas (mães com até 45 dias após o parto) que atingiu 100% e por último as gestantes com 91,30% de imunização.

Os grupos que não atingiram a meta do Ministério da Saúde foram as crianças com 77,14% de imunização estimada e os funcionários da Saúde que atingiu 82,81% da estimativa.

Pela primeira vez, os professores da rede pública e particular de ensino puderam se imunizar. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a campanha do Ministério da Saúde, alguns cuidados são úteis para a prevenção da gripe:

• Lave as mãos frequentemente com água e sabão, sobretudo depois de tossir ou espirrar;

• Mantenha os ambientes ventilados e evite aglomeração de pessoas;

• Ao tossir ou espirrar sempre cubra a boca com a parte interna do braço;

• Nunca use medicamentos sem orientação médica;

• Não compartilhe alimentos e objetos de uso pessoas, como toalhas, copos, talheres e outros;

• Em caso de suspeita de gripe, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima;