Conceição da Barra de Minas, 19 de Novembro de 2017 :: 12 visitantes online.

Conceição da Barra de Minas atinge 100% no programa de saúde do estado

Publicado em 26/07/2017 11:07:16

Conceição da Barra de Minas atinge 100% no programa de saúde do estado

Conceição da Barra de Minas foi o único município da região a atingir 100% das ações de promoção a saúde do programa do estado, “Vigilância em Saúde”. A execução do programa foi avaliada em uma apresentação de dados da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei e garantiu ao município nota máxima na avaliação quadrimestral.  O programa que trabalha um conjunto de ações desenvolvidas nas áreas: Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Promoção à Saúde, Vigilância à Saúde do Trabalhador, Vigilância à Situação de Saúde e Vigilância Sanitária, totaliza em 42 ações de promoção e proteção à saúde.

Segundo o site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o objetivo do programa Vigilância em Saúde é desenvolver a análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações que visam o controle de determinantes, riscos e danos à saúde das populações que vivem nos territórios sanitários, garantindo a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.

O Assessor Especial da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Resende explica que, a Vigilância em Saúde é um estudo epidemiológico do município, considerado como um processo dinâmico que abrange a ecologia dos agentes infecciosos, o hospedeiro, e vetores, assim como os mecanismos que intervêm na propagação da infecção. “Ao trabalhar estes indicadores, procuramos organizar, acompanhar, elaborar formas para melhor atuar neste programa para então estabelecermos padrões de qualidade para a assistência a população.”