Conceição da Barra de Minas, 19 de Novembro de 2017 :: 7 visitantes online.

Reunião ordinária do COSEMS Regional discute tratamento oncológico

Publicado em 01/08/2017 13:53:09

Reunião ordinária do COSEMS Regional discute tratamento oncológico

Conceição da Barra de Minas recebeu na manhã de ontem, 31, gestores de saúde da região de São João del-Rei, para a reunião ordinária do mês de julho, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS. A reunião aconteceu no Centro Social Maria Neves de Carvalho Silva, às 09h. Um dos objetivos do encontro mensal é discutir os diversos problemas e dificuldades enfrentados no SUS. A reunião também possibilita a troca de experiências entre os Secretários Municipais de Saúde.

Alguns assuntos estiveram na pauta da reunião de ontem, como a Programação Pactuada e Integrada - PPI, o fluxo da rede de urgência e emergência e o apoio técnico regional. Uma das discussões foi o agravamento no tratamento oncológico, este especializado a pacientes com câncer. Os Secretários decidiram na reunião recorrer ao Governo do Estado por meio da CIR (Comissão Intergestores Regional), para buscar soluções, pois as cidades de Muriaé e Varginha não estão aceitando novos pacientes para o tratamento, devido a falta de repasses financeiros.

Estiveram presentes na reunião os gestores dos municípios de Conceição da Barra de Minas, São João Del Rei, Nazareno, Ibituruna, Bom Sucesso, Itutinga, Madre de Deus de Minas, São Vicente de Minas, Piedade do Rio Grande, Barroso, Dores de Campos, Prados, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis, São Tiago, Tiradentes e Santa Cruz de Minas.

As reuniões do COSEMS Regional de São João del-Rei acontecem mensalmente em uma das cidades da região, nesta ocasião em geral são discutidas políticas públicas de saúde e suas deliberações nas instâncias federais, estaduais, regionais e municipais de saúde.  Segundo a Apoiadora do COSEMS, Patrícia Gouvêa, o intuito das reuniões é fortalecer o protagonismo dos Gestores, da região de saúde e empoderá-los de informação para a tomada de decisões.