Conceição da Barra de Minas, 13 de Dezembro de 2017 :: 5 visitantes online.

Conceição da Barra de Minas recebe Sanfoneiros no fim de semana

Publicado em 24/08/2017 13:12:45

Conceição da Barra de Minas recebe Sanfoneiros no fim de semana

No próximo fim de semana, Conceição da Barra de Minas realiza o 4º Encontro de Sanfoneiros. O evento anual acontece nos dias 25 e 26 de agosto, no Alto do Santa Cruz e recebe sanfoneiros da região e do município durante a noite de sábado. São esperados aproximadamente 25 sanfoneiros que se apresentam no palco da festa, a partir das 20h.

O vice-prefeito Fernando Palumbo explica que a festa surgiu a partir de um pedido dos próprios moradores que sentiam a necessidade de realizar um evento no próprio bairro. Segundo Fernando é importante preservar a cultura local.“A festa ganhou muita visibilidade devido a forte tradição da sanfona no município, temos várias pessoas de Conceição da Barra de Minas que tocam o instrumento, além de outros grupos culturais que utilizam a sanfona nas apresentações”, afirmou.

Um dos moradores do Alto do Santa Cruz e apoiador do evento, Helvécio de Carvalho, diz que é importante que o bairro tenha um evento no qual se identifique. “Os moradores gostam e apoiam o evento, espero que este ano a festa ocorra da melhor forma possível e que receba muitos visitantes”.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Filipe Ávila, enfatiza as movimentações voluntárias do município que tem crescido ao longo dos anos. “Talvez deve-se ao fato de estarmos fazendo um trabalho em que a população está efetivamente se sentindo parte disso tudo. Se antes ouvíamos da população que o município era escasso de eventos, hoje a realidade é outra, estamos recebendo muitos elogios da população”.

Segundo Filipe Ávila, o evento é um momento de confraternização e alegria para a população. “A sanfona faz parte da cultura interiorana mineira em vários sentidos, folia de reis, congado etc, além de incentivarmos o modo de tocar o instrumento, conseguimos proporcionar boas lembranças com canções que fizeram e fazem parte da nossa história”.

Além das apresentações dos sanfoneiros, a festa conta com shows nos dois dias de evento, o cortejo do grupo de Congada Nossa Senhora da Conceição pelas ruas do Alto do Santa Cruz e a participação da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição.

Confira a programação