Conceição da Barra de Minas, 13 de Dezembro de 2017 :: 7 visitantes online.

Conceição da Barra realiza Festival do Turismo

Publicado em 29/11/2017 11:15:34

Conceição da Barra realiza Festival do Turismo

Nos dias 08, 09 e 10 de dezembro Conceição da Barra de Minas realiza um evento inédito. O 1º Festival do Turismo propõe lançar o Turismo Rural para toda a comunidade, resgatando elementos que fazem parte da história e da identidade local, bem como, fazer um levantamento de produtos locais. A programação do FESTUR CBM conta com shows, cortejo, mostra de receitas tradicionais, teatro, além de outras atrações que compõem os três dias de festival.

A abertura oficial do FESTUR CBM, acontece no feriado municipal, 08, na Praça Central, com a Iluminação de Natal, Presépio e o lançamento do projeto, “Conheça Conceição da Barra MG”, além de um grande show com a banda 14 BIS – turnê comemorativa de 35 anos.

Idealizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo e demais secretarias, o FESTUR pretende mobilizar e envolver a população, a fim de provocar reflexão e conscientizar sobre o potencial turístico do município, voltado para o turismo rural e cultural, ou seja, o modo de viver concepcionense.

Segundo o Chefe de Gabinete, Fernando Palumbo, o festival é um marco para lançar um projeto de desenvolvimento do turismo como fonte geradora de renda. “nosso objetivo é unir a comunidade em torno de um projeto em que os resultados virão a médio e a longo prazo. Acreditamos neste projeto e na potencialidade de atrair pessoas dos grandes centros, em busca de novas experiências e de conhecer nossa história e nosso modo de viver”, completou.

O Cortejo da Viração promete ser outro grande momento do evento, cheio de elementos culturais e tradicionais que representam o município, o cortejo acontece no sábado, 09, a partir das 14:00h, que de acordo com os organizadores será uma atração muito divertida. O nome “Viração” remete a um costume local antigo das décadas de 60 e 70, no qual as pessoas passeavam em volta do adro da Matriz para paquerar e depois se encontravam atrás (VIRAÇÃO) da igreja de Santo Antônio para namorar.

O resgate das tradições de Conceição da Barra de Minas também estará presente na Mostra de Receitas Tradicionais, que acontece no sábado (9). Com o apoio do SEBRAE MG, a mostra pretende levantar informações e identificar receitas com possibilidades de comercialização, que possam vir melhorar a fonte de renda dos participantes. Os participantes receberão prêmios e terão preferência para participar de cursos oferecidos pela prefeitura.

No domingo, um torneio de futebol começa as 9h no Estádio Municipal e o som na praça a partir dás 14h, mas dessa vez com uma temática diferente, onde as pessoas poderão pedir e oferecer músicas. o Festival faz um resgate cultural do “Guadalajara 70 Serviço de Alto Falante” que funcionava antigamente na comunidade dando avisos em geral, e as pessoas tinham o hábito de fazer dedicatórias musicais.

A primeira edição do evento finaliza com a apresentação de uma peça teatral na Praça Central, às 20:30h. Para mais informações acompanhe a página oficial da prefeitura no facebook.com/prefeituracbm. Secretaria de Turismo e Cultura (32)3375-1133